Pronunciamento da Ir. Neide Rui, na Missa Festiva dos 70 anos de fundação da Congregação.
Texto do pronunciamento da Ir. Neide Rui, no encerramento da Missa, no aniversário dos 70 anos da presença das Irmãs Murialdinas no Brasil. Evento festivo dia 15 de setembro de 2024, na Igreja Matriz de Fazenda Souza.
MENSAGEM E AGRADECIMENTO – MISSA DIA 15 DE SETEMBRO DE 2024
GRATIDÃO, PAIXÃO E ESPERANÇA. FORAM ESTAS TRÊS PALAVRAS, CARREGADAS DE SIGNIFICADO QUE ESCOLHEMOS PARA BEM CELEBRAR OS 70 ANOS DE FUNDAÇÃO DAS IRMÃS MURIALDINAS DE SÃO JOSÉ, NO BRASIL.
“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.” – Clarice Lispector
Confirmando o que disse Clarice, nós Irmãs Murialdinas, chegamos aos 70 anos graças a uma escolha que fizemos de caminhar de mãos dadas com muitas pessoas. Somo uma família que foi sendo constituída com diferentes membros, vindos de vários lugares, de varias culturas, de realidades diferentes, em tempos diferentes, mas todas com o mesmo objetivo. Qual foi esse objetivo?
O objetivo em comum que nos seduziu sempre foi e continua sendo o de seguir Jesus Cristo do jeito de Murialdo. Tendo a certeza de que Deus nos ama com amor terno, pessoal, atual, infinito e misericordioso, vivemos e trabalhamos, sendo amigas, irmãs e mães das crianças, adolescentes, jovens e famílias.
Não somo pessoas e muito menos uma congregação perfeita, somos uma pequena e humilde vinha que nasceu do coração de Deus. Nesta longa caminhada, não faltaram desafios, dificuldades, sofrimentos... Às vezes, lagrimas foram derramadas..., mas todas elas ajudaram a regar as sementes do nosso carisma, que nestes 70 anos, deram frutos e fizeram a diferença na vida de muitas pessoas que foram alcançadas com nosso trabalho. 70 anos no cuidado com a vida!
Hoje pedimos a Deus com as palavras do salmo 137, 8 “Senhor, não deixes inacabada esta obra de tuas mãos”. Que Ele continue nos agraciando com vida, saúde e vocações. Porque? Porque o nosso carisma, ainda é necessário nos dias de hoje. A Vida Religiosa Consagrada Murialdina é uma opção que vale muito apena. 70 anos! Uma sucessão contínua de graças e bençãos vindas de Deus.
Para dar continuidade a nossa linda missão de atender, educar, orientar, evangelizar crianças, adolescentes, jovens e famílias continuaremos contando com cada um de vocês. No nosso coração e na nossa família tem vaga para todas as pessoas que desejam somar forças e continuar o que São Leonardo Murialdo nos ensinou quando disse que “Nós cuidamos do que há de mais preciso na sociedade, isto é as crianças, adolescentes e jovens e o que há de mais preciso nelas é o coração. Portanto é a educação do coração que nós visamos”.
Nesta data que celebramos 70 anos de fundação, temos muitos agradecimentos a fazer.
1 – Primeiramente agradecer a Deus providente que permitiu a existência das Irmãs Murialdinas e por sustentar este pequeno rebanho até os dias de hoje.
2 - Ao Beato João Schiavo que, em 1954, teve a coragem de dar início com o 1º grupo e ser um pai que trabalhou incansavelmente, providenciando tudo o que era preciso para que as irmãs tivessem o mínimo necessário para viver e crescer.
3 – Um especial agradecimento a cada Irmã Murialdina que disse sim, consagrou sua vida a Deus e colocou-se a caminho para servir onde foi e onde ainda é preciso, em diferentes regiões do Brasil e até mesmo em outros países. Somos mulheres consagradas gerando vida onde estamos.
4 – Gratidão à Família de Murialdo. Sim, somos uma grande família. Destacamos a Congregação de São josé, Josefinos de Murialdo que são os irmãos primogênitos, os chamados da 1ª hora para alicerçar no mundo o carisma de Murialdo. Citamos, também, o Instituto Secular Murialdo, os Leigos Amigos de Murialdo, a Associação do Amigos do Padre João Schiavo, e tantos outros grupos e pessoas que se apaixonaram pelo Carisma de Murialdo e nesta grande família, nesta comunhão de vocações, juntos educamos corações e fazemos o bem através de nossa vida, das nossas escolas, dos nossos projetos sociais, paróquias, entre tantas outras iniciativas sociais que transformam vidas.
5 – Nossa gratidão à igreja local de Caxias do Sul representada por Dom José Gislon, que desde os primórdios acolheu a nossa congregação. Gratidão, também a esta paróquia na pessoa do Pe. Lidio Roman, lideranças e povo de Deus pela acolhida, apoio e ajuda a nossa delegação que nasceu e cresceu, nesta paroquia. Somos imensamente gratas pela dedicação das lideranças e equipe administrativa na preparação desta nossa festa.
6 – Á equipe do Coral Guadalupe, liturgistas, ministros e servidores do altar, decoradoras e a todos que ajudaram a preparar este momento celebrativo, nossa gratidão.
7 – Enfim a cada um e cada uma de vocês aqui presentes ou que estão nos acompanhando pelo facebook, nosso muito obrigada por fazer parte da nossa vida, do nosso carisma, da nossa história.
Para terminar convido vocês para repetir nosso mantra: Estamos nas mãos de Deus, estamos em boas mãos. Tudo é graça, Deus é amor.
Deus continue nos abençoando a todos! Obrigada! Boa festa!
Irmã Neide Rui- Coordenadora da Delegação Brasil/Argentina