BIOGRAFIA
Quem é João Schiavo?
- Família
João é o primeiro dos nove filhos do casal Luiz e Rosa Fitorelli Schiavo, nascido no dia 08 de julho de 1903, em Santo Urbano (Vicenza) Itália. O pai era um sapateiro e sua mãe exercia todas as atividades de uma excelente mãe e dona de casa. Família pobre, mas de profunda fé e sólidas virtudes. Educou com esmero e dedicação todos os filhos. Os pais transmitiram, pelo exemplo, sacrifícios, cuidados e renúncias, os valores humanos e cristãos. Assim, João, desde cedo aprendeu os princípios de uma pedagogia cristã, alicerçada no amor e na solidariedade, sobretudo aos mais necessitados.
- Infância
João, aos quatro anos de idade, sofreu paralisia e meningite, levando-o à beira da morte. Sua cura foi pronta e milagrosa. Depois de seus primeiros anos de estudos em Santo Urbano, terra Natal.
Percorria diariamente 07 km, que o separavam da Escola de Montecchio Maggiore. Compreendeu, desde pequeno, que numa família pobre e numerosa, não poderia ficar ocioso, por isso se levantava cedo para ajudar nos trabalhos e acompanhar o Padre na Missa, como coroinha. Dele ganhava umas moedinhas que serviam para ajudar nas despesas da casa.
- Vocação Sacerdotal e Missionária
Juntamente com seus pais, participava assiduamente e com fervor da Santa Missa. Nutria uma profunda devoção à Virgem Maria e foi em oração, diante da sua imagem, que sentiu o chamado à vida sacerdotal. Mais tarde, em 1917 foi admitido na Congregação dos Josefinos de Murialdo. Em agosto de 1919, fez sua primeira Profissão Religiosa. No dia 10 de julho de 1927, com 24 anos, seu grande desejo foi realizado: foi ordenado sacerdote, na Catedral de Vicenza. Exerceu sua missão sacerdotal do primeiro ano ao último dia de sua vida, com o mesmo ardor, alegria, zelo e dignidade.
Junto à vocação sacerdotal, alimentou outro desejo: ser missionário. Os superiores da Congregação lhe confiaram a missão no Brasil. Recebeu essa notícia com muita alegria, agradecendo a Deus.
- Vida e Missão no Brasil
Pe. João Schiavo, realizando seu desejo de ser missionário e seguindo a ordem da obediência, com alegria e generosidade deixou a Itália e seus familiares, partindo para o Brasil, no dia 14 de agosto de 1931. Chegou em Jaguarão (RS), no dia 05 de setembro. De Jaguarão é transferidopara o Colégio Murialdo de Ana Rech, tendo como residência o antigo Mosteiro da Santíssima Trindade dos Monges Camaldolenses. Desenvolveu atividades em Ana Rech, Caxias do Sul, Galópolis, mas também abriu obras sociais em Porto Alegre e Araranguá.
Em 1940, iniciou a construção do Seminário Josefino de Fazenda Souza, inaugurado em 19 de março de 1941. Foi o diretor dessa obra que marcaria sucessivas gerações de jovens.
Em 12 de março de 1942 foi criada a Escola Normal Rural Murialdo, com a assinatura do Convênio entre o Estado e a Congregação. Neste mesmo ano inicia a Associação das Mães Apostólicas (AMA).
Em 1946 é criada a Província Brasileira e Pe. João Schiavo é nomeado o primeiro provincial, cargo que exerceu por nove anos.
Em 1947, recebeu, em doação, o Pavilhão do Tiro de Guerra, (Quartel do Exército) em Caxias do Sul, que foi transformado no Abrigo de Menores São José, primeira e significativa obra social da cidade para meninos de rua.
Em 09 de maio de 1954, após um período de discernimento, em consonância com o fundador das Irmãs Murialdinas de São José, Padre Luigi Casaril, inicia, em Fazenda Souza, Caxias do Sul, o primeiro grupo das Irmãs Murialdinas de São José, no Brasil. Em 1957, funda em Fazenda Souza, a Escola Santa Maria Goretti das Irmãs Murialdinas, onde atuou como diretor e professor.
Em 1956 deixou o cargo de Provincial dos Josefinos, dedicando-se à Congregação das Irmãs Murialdinas. Pe. João Schiavo, cuja saúde há tempo estava debilitada, adoeceu gravemente no final de novembro de 1966 e faleceu dia 27 de janeiro de 1967, com fama de santo.